Manuais

Utilização do sistema TáxiGov


O que é?

TáxiGov é o serviço de transporte de servidores e colaboradores da Administração Pública Federal em deslocamentos a trabalho com o uso de táxis, na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE-DF). 

Todas as saídas de caráter administrativo devem ser realizadas por TáxiGov.

Quem pode utilizar?

Servidores e colaboradores do Poder Executivo Federal da Administração direta, indireta, autárquica e fundacional que precisam se deslocar em função de atividades de trabalho.

Usos proibidos:

  • Deslocamentos por interesse pessoal e/ou em viagens a passeio ou lazer;

  • Viagens entre residência e local de trabalho, exceto em casos de áreas de difícil acesso ou que não possuam transporte público regular;

  • Uso aos sábados, domingos e feriados, exceto para eventual desempenho de encargos inerentes ao exercício da função pública ou nas hipóteses previstas nos incisos VIII e IX do caput do art. 5 do DecretoNº 9.287, de 15 de fevereiro de 2018;

  • Deslocamentos para aeroportos, se o servidor receber indenização.

Como funciona na UnB

  • Gestor de Unidade

    • Cada Unidade deve solicitar à COTR o cadastro dos Gestores de Unidade (sugere-se 2 por Unidade);

    • Para solicitar o cadastro, deve ser enviado SEI à PRC/DIMAT/COTR informando Nome completo, CPF, e-mail e Unidade do Gestor a ser cadastrado;

    • Para acessar o sistema pela primeira vez, o Gestor de Unidade deve acessar o site, e na aba Clientes clicar em "esqueci minha senha";

    • O Gestor de Unidade é responsável pelo cadastro dos Usuários da Unidade;

    • O Gestor de Unidade é responsável por atestar as corridas do setor, mensalmente.
       

  • Usuário

    • Os Usuários de cada Unidade deverão ser cadastrados pelos Gestores de Unidade.

    • Os Usuários devem baixar o aplicativo TáxiGov DF para smartphones em seus celulares para utilizar o serviço.

    • No primeiro acesso, o usuário deverá selecionar o campo "esqueci minha senha" e, na tela seguinte, informar o e-mail institucional, para onde será enviado o link com as instruções para definição da senha.

Observações gerais

  • Caso o Gestor de Unidade necessite utilizar o serviço, deverá realizar o seu próprio cadastro como Usuário. O acesso do Gestor é feito pelo CPF e o do Usuário, pelo e-mail institucional;

  • Após solicitado o serviço, a empresa terá até 15 (quinze) minutos para disponibilizar o veículo designado para atendimento no endereço de origem da solicitação, contados da data e hora da chamada;

  • Após a chegada do veículo no endereço de origem, o motorista irá aguardar o usuário por até 10 (dez) minutos para o embarque;

  • O usuário terá o prazo de até 5 (cinco) minutos após a solicitação para realizar o cancelamento sem ônus para a Universidade;

  • Passados os 5 (cinco) minutos iniciais da chamada e aceite do motorista, desde que não iniciado o atendimento, o cancelamento acarretará em ônus para a Universidade, na proporção de 2 (duas) vezes o valor do quilômetro previamente contratado. 

  • Caso o usuário não compareça ao local do atendimento após 10 (dez) minutos da chegada do veículo, a corrida poderá ser cancelada a critério do motorista, com ônus para a Universidade de 2 (duas) vezes o valor do quilômetro previamente contratado;

  • Os atendimentos realizados, depois de avaliados e não contestados em até 2 dias úteis, serão considerados como atestados pelos usuários.

  • O gestor não pode atestar seus próprios atendimentos.