Em continuidade às ações estratégicas realizadas no combate à Dengue, a Prefeitura da Universidade de Brasília (PRC/UnB), a Secretaria de Meio Ambiente (SeMA) e os Grupos de Trabalho constituídos para coordenar ações e adotar medidas para o enfrentamento do surto de dengue (11066100) e monitorar as ações necessárias ao combate do mosquito Aedes aegypti em todos os campi da UnB (11179623), informam a realização de mais uma ação, em parceria com a Vigilância Ambiental em Saúde da Secretaria de Saúde do Governo do Distrito Federal (GDF), no intuito de combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti na UnB.
A ação teve início no dia 06/05/2024 (segunda-feira) e durou de três a cinco dias. Cabe destacar que o GDF disponibilizou dois agentes responsáveis pelo assunto, para atuarem exclusivamente na universidade nesse período com os seus servidores, acompanhados de servidores da PRC e SeMA, integrantes do GT de monitoramento. Essa medida será permanente com vistorias realizadas periodicamente.
O plano integrado inclui inspeções para identificar e eliminar focos, aplicação de larvicidas, com ação biológica de controle, em todas as edificações e suas proximidades. As equipes envolvidas estão realizando as vistorias em várias áreas da universidade, abrangendo espaços internos e externos, para identificar potenciais criadouros e aplicar medidas de controle.
Além dessa atuação, o GT de monitoramento está realizando vistorias nos espaços físicos da universidade, conforme cronograma (10940882 e 11212022), para efetivação de medidas visando o imediato recolhimento de resíduos expostos em ambientes externos propícios ao acúmulo de água, como entulhos, resíduos de obras, embalagens, contêiner, lixeiras, entre outros, a fim de combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti na UnB. Até o momento foram realizadas visitas em 84 setores da universidade.
Em dezembro de 2022 e em novembro de 2023 a Vigilância Ambiental em Saúde também realizou ações de inspeção nos espaços, a pedido da UnB.
As áreas envolvidas destacam a importância do apoio e cooperação de todos os setores. O acesso irrestrito aos espaços é fundamental para garantir uma vistoria completa e eficiente, não apenas para controle imediato, mas também para prevenir futuras infestações.
Além da gestão e do controle interno, a campanha também abrange o atendimento às demandas específicas das unidades acadêmicas e administrativas da universidade, que poderá ser solicitada via SIPAC, e o mapeamento de áreas sensíveis para a aplicação de larvicidas.
A Prefeitura da UnB e a Secretaria de Meio Ambiente, com os grupos de trabalho, têm acompanhado o serviço garantindo a manutenção e execução de forma eficiente. E em parceria com a Vigilância Ambiental destacam que esta ação conjunta reflete o compromisso com a promoção de um ambiente seguro para todos. Dengue: juntos combatemos.