A Prefeitura da UnB (PRC) informa que desde o mês de abril de 2023 vem realizando tratativas visando a melhoria do conforto térmico nas dependências dos prédios de uso comum.

 

As ações compõem um processo projetual conduzido por meio de diálogo e tratativas contínuas entre o Prefeito da UnB, a Diretoria de Administração e Estratégia (DIRAE), a Coordenação de Paisagismo e Dedetização da PRC (COPS), representada pelo servidor Matheus Maramaldo, e a Secretaria de Meio Ambiente (SeMA), através do Secretário Pedro Zuchi, e vêm sendo acompanhadas pela Administração Superior. As estratégias visam a implementação de soluções nas quatro edificações de uso comum localizadas fora do ICC (BSA Norte, BSA Sul, PAT e PJC).

 

O projeto está sendo implantado em etapas, que se apoiam, e são independentes entre si quanto a elaboração e execução, e envolvem: acessibilidade, pavimentações, arborização, ajardinamento e alterações edilícias. Cada uma dessas áreas tem o potencial de impactar positivamente a qualidade espacial e a capacidade de resposta da região ao contexto climático crítico que enfrentamos.

 

Assim, no último mês de novembro foi implementada a primeira ação efetiva: a plantação de 40 (quarenta) árvores nas proximidades dos Pavilhões Anísio Teixeira (PAT) e João Calmon (PJC). A proposição de arborização como um dos primeiros esforços da ação se justificou por sua implantação ser mais rápida e pela necessidade de execução com maior celeridade.

 

Posteriormente, estão previstas ações adicionais para mitigar o calor, como, por exemplo: a plantação de árvores nas proximidades dos Blocos de Salas de Aula, a introdução do projeto-piloto de "cortinas verdes" e a instalação de ventiladores e climatizadores nas salas de aula localizadas nos prédios de uso comum. Além disso, pequenas modificações estruturais estão planejadas para otimizar essas edificações, cujas sugestões foram enviadas à INFRA para análise.