Por Wilson Ramos

A Prefeitura do Campus, em parceria com a Comissão de Padronização e Consolidação das Ativações, Aquisições e Contratações Relativas aos Serviços de Segurança Eletrônica da FUB, designada pela Resolução da Prefeitura nº 0002, de 27 de janeiro de 2017, e composta por membros da Prefeitura do Campus (PRC), do Centro de Informática (CPD), da Faculdade de Tecnologia (FT) e do Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDT), está realizando o levantamento do parque tecnológico de videomonitoramento, buscando colocar em operação a Central de Comunicação e Videomonitoramento da Diretoria de Segurança.

O Sistema de Videomonitoramento externo, que conta com um total de 32 câmeras posicionadas nos principais pontos de tráfego e fluxo de estudantes e usuários da universidade, está desativado por problemas técnicos desde 2013. Contudo, com a estabilização da rede e as melhorias na infraestrutura feitas no Campus, a perspectiva é de que o sistema volte a funcionar e em um futuro próximo seja estendido a outras áreas do Campus que porventura não estejam contempladas no projeto inicial.

A Prefeitura do Campus entende que a segurança é uma prioridade na universidade. O Sistema de Videomonitoramento representa as melhores práticas em segurança pública e contribuirá de forma significativa para a redução de ocorrências de crimes e delitos, além de dar suporte para investigações policiais realizadas pelas forças de segurança que atuam no campus – disse o Prefeito do Campus Valdeci da Silva Reis.

O Prefeito Valdeci Reis frisa também que a proposta é utilizar um sistema que tenha como funcionalidade a compatibilidade de integração com os sistemas de videomonitoramento existentes em diversas unidades da UnB, que funcionam monitorando áreas internas dos departamentos, tais como corredores, laboratórios, depósitos, entre outros, e que podem ser de grande valia para a segurança externa como um todo, visto que algumas câmeras estão voltadas para áreas externas, potencializando com isso o alcance do sistema.

Para maiores informações entre em contato com a Diretoria de Segurança pelo telefone 3107-6222.